-
Arquitetos: Mandarina Arquitetura
- Área: 110 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nathalie Artaxo
-
Fabricantes: Alba Barbosa, AutoDesk, Colormix, Cremme, Deca, Equilibrata, Estúdio Bola, Ilustre, Lanzili, Protecnica, REKA
“Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito”. Com esta frase do nosso ilustre Oscar Niemeyer introduzimos este duplex em Moema, que teve o andar superior todo remodelado para atender as necessidades de um casal jovem que adora cozinhar e receber. O projeto partiu de um grande painel de madeira curvo, que começa logo em frente a chegada da escada que vem debaixo, percorrendo toda a sala de estar até a cozinha, integrando assim todos estes ambientes. Além de trazer movimento e dinamismo, através de suas curvas, o painel também é bastante funcional, compondo o lavabo que antes ocupava parte da área da cozinha, portinhas que revelam uma bancada de escritório embutida, um nicho no qual a TV que corre por trilhos pode ser totalmente escondida, e por fim, os armários altos da cozinha.
Como em qualquer reforma, há sempre descobertas no caminho. Neste caso, após a demolição do forro de gesso da sala, revelou-se uma laje de concreto a qual restauramos e optamos por deixar as tubulações e luminárias aparentes, para ganhar mais pé direito e trazer ares contemporâneos ao projeto.
Também durante a demolição, foram encontradas três vigas de diferentes alturas cortando as salas de estar e jantar, as quais foram adicionados complementos em chapas de aço corten com alguns intuitos: uniformizar a altura das vigas, esconder as tubulações de forma a viabilizar a colocação dos ar condicionados e embutir o trilho da tv que percorre toda extensão da sala, trazendo bastante flexibilidade ao uso do espaço.
Outro ponto de destaque é a escada caracol, a qual encontramos com seus degraus revestidos em um mármore um tanto ultrapassado e sem qualquer corrimão. Optamos por fazer o mesmo em mdf e aplicamos uma pintura cimentícia texturizada em todo volume da escada, transformando-a em um elemento escultural.
O terraço ganhou uma bancada gourmet com uma parrilheira de respeito e armários com portas em chapa metálica perfurada na cor marrom.
Nesta paleta mais neutra que compõe piso, paredes e teto do apartamento, a madeira do painel curvo e demais marcenarias proporciona aconchego e requinte. Os toques de cor ficam à cargo de algumas peças do mobiliário solto e objetos decorativos.